Pavê de pêssego

97.2K

Sobremesa clássica da culinária brasileira, o pavê é um conhecido por sua versatilidade e sabor irresistível. Embora a origem exata do pavê seja incerta, sua popularidade cresceu ao longo dos anos, tornando-se uma presença constante em festas e celebrações. Vamos explorar uma versão específica dessa deliciosa sobremesa: o pavê de pêssego.

A história do pavê

A história do pavê de pêssego remonta a tempos passados, quando os pêssegos eram apreciados por sua doçura e suculência. A combinação de camadas de biscoitos ou bolachas intercaladas com cremes e frutas deu origem a essa receita única e deliciosa.

Conta-se que a receita do pavê de pêssego foi criada por uma talentosa confeiteira brasileira, inspirada na abundância de pêssegos frescos disponíveis em sua região. Seu desejo era criar uma sobremesa que destacasse a doçura natural dos pêssegos, enquanto proporcionava uma experiência indulgente aos amantes da culinária.

Como preparar um pavê de pêssego delicioso

A preparação começa com a seleção dos pêssegos mais maduros e suculentos. Essa fruta, com sua polpa macia e aroma envolvente, é cuidadosamente cortada em fatias finas, prontas para serem incorporadas às camadas do pavê.

O próximo passo é preparar o creme que dará a textura e o sabor característicos ao pavê. Uma mistura de leite condensado, creme de leite e, por vezes, leite de coco, é cuidadosamente batida até alcançar uma consistência suave e cremosa. Essa mistura é então combinada com pedaços de pêssego, criando um recheio celestial.

Leia também  Tábua de frios: Um banquete de sabores e texturas

Enquanto isso, biscoitos ou bolachas champanhe são mergulhados em suco de pêssego ou uma calda levemente adoçada. Essas camadas de biscoitos macios e encharcados proporcionam uma base deliciosamente úmida para o pavê.

A montagem do pavê de pêssego é uma arte por si só. Camada por camada, os biscoitos, o creme de pêssego e as fatias suculentas de pêssego se unem para formar uma sobremesa irresistível. O pavê é então refrigerado, permitindo que os sabores se misturem e intensifiquem, resultando em uma explosão de doçura e frescor a cada garfada.

O pavê de pêssego tornou-se uma presença constante em mesas festivas, desde almoços de família até grandes comemorações. Sua história é uma mistura de criatividade culinária e a apreciação pela riqueza dos pêssegos brasileiros, proporcionando um deleite para os paladares mais exigentes.

Durante a celebração da ceia de Natal, o pavê de pêssego se destaca como uma sobremesa irresistível, capaz de encantar os paladares dos convidados.

Que tal aprender uma receita fácil de pavê de pêssego cheia de brasilidades? Anote os ingredientes e o passo a passo abaixo que o sucesso na ceia de natal já está garantido.

Receita de pavê de pêssego fácil

Pavê de pêssego gelado
Pavê de pêssego: uma sobremesa clássica da culinária brasileira, conhecido por sua versatilidade e sabor irresistível.

Ingredientes:

  • 1 lata de leite Moça® (395 g)
  • 2 xícaras (chá) de leite líquido Ninho® Forti+ Integral
  • 2 gemas
  • 2 colheres (sopa) de amido de milho
  • 1 pacote de biscoito champanhe
  • ½ xícara (chá) da calda do pêssego
  • 1 lata de pêssego em calda picado
  • 100 g de raspas de chocolate Galak®
Leia também  Musse clássica de chocolate Nestlé

Modo de preparo

Em uma panela, misture o leite Moça , o leite Ninho, as gemas e o amido de milho. Leve ao fogo e mexa, sempre, até engrossar. Deixe esfriar e reserve.

1.  Passe rapidamente parte dos biscoitos na calda do pêssego, acomode-os no fundo de um refratário retangular (de 20 x 30 cm aproximadamente).

2.  Distribua metade do creme e metade dos pêssegos picados.

3.  Repita a camada de biscoitos e coloque o restante do creme e dos pêssegos.

4.  Decore com as raspas de chocolate Galak e com fatias de pêssegos.

5.  Leve à geladeira até o momento de servir.

A instrução de “leve à geladeira até o momento de servir” revela um segredo crucial para o sucesso dessa deliciosa iguaria natalina. Ao permitir que as camadas de biscoitos, creme e pêssegos se harmonizem e alcancem a consistência perfeita, a geladeira desempenha um papel fundamental na criação de uma sobremesa que derrete na boca. O pavê de pêssego não é apenas uma experiência culinária; é uma tradição natalina que combina texturas e sabores de maneira sublime, proporcionando um deleite inesquecível para todos os presentes à mesa festiva.

Este doce, com suas camadas suculentas e frescor irresistível, é a escolha ideal para encerrar a ceia de Natal com um toque de doçura e sofisticação.

Um doce e feliz Natal!

Fechar
Your custom text © Copyright 2024. All rights reserved.
Fechar