Reunir a família, os amigos, celebrar as conquistas do ano, poder abraçar e partilhar afeto, e, claro, saborear receitas para o natal super especiais. Esse é o espírito do Natal que paira à mesa – principalmente à moda italiana.
Se você deseja celebrar cada momento, comece pela cozinha com saborosas receitas para o natal!
Como fazer um natal à Italiana? 3 receitas para a ceia!
Um Natal verdadeiramente italiano se faz com tradição, magia e muito sabor. O país da bota é mestre na arte de enfeitar casas – por isso há muitas lojas de decoração que abrem as portas especialmente para o Natal – e também no preparo de uma mesa farta e impecável para receber a família.
Há um conhecido ditado, inclusive, que expressa bem o valor que o italiano dá à reunião familiar nessa época do ano: “Natalecon i tuoi e Pasquacon chi vuoi” (Natal com os seus e Páscoa com quem quiser).
Cada região da Itália tem suas próprias e fortes tradições natalinas, mas, em comum, todas guardam uma atmosfera de celebração, união, luz e muita fé.
Para quem quer um natal com pratos italianos, o Festval selecionou receitas típicas e montou um cardápio delicioso para a ceia de natal.
Antepasto
O chef Nicoló Ferdico, da Taverna do Chef Nico, selecionou uma saborosa receita italiana: caponata de berinjela. Confira!
Ingredientes:
- 1 berinjela cortada em cubos
- 1 cebola
- 1 salsão
- Alcaparras
- Extrato de tomate
- Azeitonas
- Açúcar
- Vinagre
- Sal a gosto
- Azeite extravirgem
Modo de preparo:
Corte a berinjela em cubinhos, acrescente bastante sal e coloque em uma peneira para soltar a água. Depois de alguns minutos, lave-a e deixe secarem um guardanapo ou papel-toalha. Quando os cubinhos estiverem secos, frite em óleo bem quente, em imersão, até ficarem dourados. Refogue acebola com o salsão até amolecer.
Acrescente as alcaparras e o extrato de tomate e deixe refogar por alguns minutos, até ganhar consistência. Na sequência, acrescente os cubos fritos de berinjela. Adicione as azeitonas, uma pitada de açúcar e tempere com vinagre e sal.
Passe para um pote limpo e com tampa. Complete com azeite, deixando um dedo acima do preparo. Guarde na parte inferior da geladeira e longe da luz. No dia de servir, a receita para o natal estará ainda mais saborosa!
Sugestão de harmonização:
O sommelier do Festval Santa Felicidade Rodrigo Ribeiro selecionou este rótulo especialíssimo. O Luna Passante Grillo IGP Terre Siciliane é um vinho amarelo de palha com reflexos esverdeados, aroma de frutas cítricas, damasco e mel.
Prato principal: Panceta suína
Para o prato principal, a receita do chef Rafael Bertoncini rende de 8 a 10 porções – e, claro, é uma aposta certeira!
Ingredientes:
- 1 barriga de porco
- Suco de 15 limões
- 2 cabeças de alho
- 500 ml de óleo
- 4 unidades de pimenta dedo-de-moça
- 1 xícara (chá) de alecrim ou tomilho
- 5 ml de azeite
- Sal a gosto
- 50 g de manteiga ou margarina
- 100 g de farinha de trigo
- 500 ml de creme de leite fresco
Modo de preparo:
Limpe a barriga do porco. Faça uma pasta de alho com o óleo utilizando o liquidificador. Pique as pimentas em rodelas finas. Junte a barriga o suco dos limões, a pasta de alho, a pimenta, o alecrim ou tomilho, o azeite e um pouco de sal. Misture bem todos os ingredientes. Deixe marinar por aproximadamente 12 horas na geladeira, coberto com plástico-filme.
Numa assadeira, coloque a carne e toda a marinada e acerte o sal. Asse no forno a 90 ˚C por4 horas. Em seguida, retire do forno. Passe a carne para outra assadeira e retire a marinada (caldo), que deve ser coada e reservada para o molho. Volte a carne ao forno, a 180 ˚C, por cerca de 15 ou 20minutos. Em uma panela, esquente bem o óleo e, com o auxílio de uma concha, regue toda a superfície da carne para obter a pururuca.
Molho:
Coe o líquido que restou da marinada. Em uma panela com fogo médio, adicione a manteiga e a farinha e deixe cozinhar um pouco. Com essa mistura, você obterá um espessante. Pouco a pouco, adicione o líquido coado e mexa bem para não empelotar. Adicione o creme de leite aos poucos, sempre mexendo, por cerca de 10minutos em fogo baixo. Acerte o sal.
Montagem:
Numa travessa, coloque a barriga de porco. Deixe o molho emuma molheira para regar o prato. Se preferir, sirva a barriga comfarofa. Uma boa pedida é uma farofa de milho com banana da terra.
Sugestão de harmonização:
Eis mais uma sugestão do sommelierRodrigo Ribeiro. O Faustino Crianza, de cor vermelha rubi, limpa e brilhante,possui reflexos violáceos. No nariz, boaintensidade aromática, integra frutasfrescas e notas doces de envelhecimentono barril. Estruturado e elegante nopaladar, de final longo médio com notasde especiarias e lembranças do barril.
Sobremesa: Panforte
Esta é a hora mais desejada, a receita de sobremesa para o natal! Com a receita do chef Roberto Strongoli, jurado do programa Que Seja Doce, esse momento se torna mais que especial!
Confira a receita para fechar a sua ceia natalina com amor!
Ingredientes:
- 90 g de chocolate meio amargo picado
- 125 g de avelãs picadas e sem casca
- 120 g de amêndoas picadas, tostadas esem casca
- 170 g de raspas de limão, cascas delaranja e outras frutas cristalizadas de sua preferência
- 1 colher (sobremesa) de cacau em pó
- 1 colher (chá) de canela
- ¼ de colher (chá) de pimenta-da-jamaica
- 70 g de farinha de trigo
- 130 g de açúcar granulado
- 160 ml de mel
Modo de preparo:
Numa forma redonda de 20 cm de diâmetro, coloque papel-arroz ou papel-manteiga no fundo. Já numa panela de fundo grosso, derreta o chocolate em banho-maria e reserve.
Em outro recipiente, misture as castanhas, as frutas, o cacau, as especiarias e afarinha de trigo. Junte o chocolate derretido à mistura. Coloque o açúcar e o mel em uma panela e ferva até atingir 115 ºC. Retire do fogo e adicione a mistura de açúcar e mel sobre os outros ingredientes.
Como essa mistura ficará endurecida em poucos minutos, transfira rapidamente para a forma preparada. Use as costas de uma colher ou, com as mãos molhadas, dê formato para a massa, deixando a superfície lisa. Leve ao forno preaquecido a 150 ºC por, aproximadamente, 28 a 35 minutos. Cuide para não passar do ponto.
Ah! Quando o panforte sair do forno, ainda um pouco quente e desenformado, finalize com açúcar de confeiteiro por cima e dos lados.
Sugestão de harmonização:
Anote aí a sugestão do nosso sommelier Rodrigo Ribeiro! O Asti Costa Bricco é um espumante da clássica DOCG Asti, que apresenta intensos aromas de maçã, pêssego, lichia e flores brancas. No paladar, é frutado e mostra a doçura bem equilibrada com a acidez e boa persistência.
Está ansioso para chegar logo o Natal e aproveitar a ceia natalina? Impossível não ficar, depois dessa seleção de sabores de primeira do Festval!