Qual é a cerveja ideal para você? Saiba como escolher e apreciar esta bebida

1.1K

Quer melhorar a sua experiência cervejeira? Então, acompanhe neste artigo do Festval recomendações sobre o que deve ser considerado na hora de escolher a cerveja ideal para você.

Se você é novo na degustação de cervejas ou está apenas procurando aprender mais sobre ela, temos algumas dicas para te ajudar a beber cerveja como um verdadeiro profissional.

A seguir, preparamos um guia rápido com tudo o que você precisa saber para encontrar a cerveja ideal e se tornar um especialista na apreciação de uma das bebidas preferidas dos brasileiros. Confira!

Garrafa, lata ou barril: existe diferença no gosto da cerveja?

Você sabia que a sua cerveja favorita pode ter um sabor diferente se estiver armazenada na garrafa, na lata ou no barril?

Apesar do líquido ser o mesmo, isto acontece porque as propriedades de cada recipiente e os processos para estabilizar a bebida e aumentar o prazo de validade podem alterar o seu sabor.

De maneira geral, as principais diferenças entre estes três tipos são:

  • Garrafa: o vidro da garrafa deixa a cerveja mais exposta à luz, que reage com o lúpulo da bebida alterando seu sabor.
  • Lata: as latas são mais eficientes na proteção contra a luz natural, assim, conseguem conservar as propriedades da cerveja por mais tempo.
  • Barril: o chopp servido nos barris têm prazo de validade mais curto, por isso, não precisam passar pelo processo de pasteurização, o que garante mais frescor à bebida.
Leia também  Drinks com cerveja: 12 receitas para curtir o Carnaval

Apesar de muitas pessoas sentirem a diferença no sabor entre estes tipos de cerveja, poucas sabem explicar porque isto acontece. Mas, agora, quando você estiver em uma roda de amigos, pode dar esta dica de como escolher a cerveja ideal!

Todos os tipos de cerveja têm o mesmo sabor?

Algumas pessoas não gostam de cerveja. Mas, a verdade, é que muitas delas apenas ainda não encontraram a cerveja certa para o seu gosto. 

Afinal, existem vários tipos diferentes desta bebida. Alguns podem realmente não ser do agrado de todos, mas certamente existe uma cerveja que combina com o seu paladar.

Por isso, separamos algumas características dos principais tipos de cerveja para te ajudar a encontrar a cerveja ideal:

Cerveja Ale

A característica mais visível das Cervejas Ale é que elas têm uma aparência mais escura e turva. 

Além disso, este tipo de cerveja tem um teor alcoólico mais alto e um sabor forte, frutado e robusto. Também possui tons mais amargos devido à maior quantidade de lúpulo e uma fermentação rápida e abrangente. 

169389 800 auto
A cerveja tipo Pale Ale é ideal para quem procura sabor mais forte.

Cerveja Lager

As Cervejas Lager geralmente tem uma aparência mais clara. 

Elas também têm um teor alcoólico mais baixo e um sabor doce, leve e refrescante que vem do alto teor de açúcar, da fermentação lenta e do tratamento a frio. 

Exemplos comuns desse tipo de cerveja são a Heineken e a Stella Artois.

Cerveja Porter

A Cerveja Porter é uma cerveja escura produzida com malte torrado e com alto teor alcoólico.

Leia também  Comidas que combinam com cerveja: confira as melhores dicas para harmonizar!

Uma das características mais marcantes deste tipo de cerveja é o seu sabor. Geralmente, ela possui o sabor forte do malte com notas de café e chocolate.

187850 1600 auto

Com tantas cervejas diferentes por aí, é certo dizer que umas delas será a cerveja ideal para o seu gosto. Para isso, basta dar uma oportunidade e experimentar alguns dos tipos que apresentamos.

Dica: quando encontrar sua cerveja favorita, saiba qual comida combina melhor com cada tipo.

Qual é a melhor maneira de armazenar, servir e beber a cerveja?

Mesmo após encontrar a cerveja ideal, ainda é possível dar alguns passos para melhorar o sabor e a experiência de saboreá-la. 

Para armazenar a cerveja, por exemplo, lembre-se de mantê-la em uma área que esteja longe da luz do sol, principalmente se ela estiver em garrafa. Afinal, como vimos, a exposição à luz pode influenciar no sabor.

Manter a bebida na geladeira por muito tempo também pode alterar o seu sabor natural. Por isso, o ideal é resfriá-la cerca de 10 minutos antes do consumo e sempre de pé para que a superfície de contato do líquido com o ar seja menor.

Ao servir a cerveja, despeje-a a uma altura de cerca de 2,5 cm em direção ao centro de um copo em temperatura ambiente. Depois de servir, espere a espuma assentar e beba em pequenos goles para desfrutar do sabor.

Da próxima vez que você for saborear uma boa cerveja, esperamos que essas dicas te façam apreciá-la ainda mais. E se você precisar de ajuda para escolher a cerveja ideal, venha até uma das lojas do Festval e encontre os tipos mais variados de cervejas para todos os gostos!

Fechar
Your custom text © Copyright 2024. All rights reserved.
Fechar