Massa fusilli: como é e para quais receitas é melhor?

903

A massa fusilli é um tipo de massa italiana que tem forma de espiral – popularmente, pode ser chamada também de parafuso. Seu formato encaracolado lembra pequenas molas ou objetos de rosca.

Curiosamente, sua forma remete ao típico ato de “girar” as tiras de macarrão, quando saboreamos pratos italianos. De forma geral, a massa fusilli é vendida em sua forma seca, e apenas em lojas especializadas é que opções mais frescas podem ser encontradas.

Uma receita com fusilli normalmente é feita com molhos mais espessos, pode ser qualquer tipo de molho, desde o de tomate simples, com carne, aos molhos mais cremosos com creme de leite. Imagine uma massa fusilli com molho de limão e azeite, por exemplo. Que delícia! O objetivo é que o molho se prenda na massa.

A massa fusilli tem um tamanho curto e é feita de farinha de sêmola. No verão, pode – e deve – ser bastante usada como salada. Pois é! E tem cada receita maravilhosa, que você nem imagina. Você pode preparar uma salada de massa fusilli com milho, ervilha e ovos de codorna. Outra com molho pesto com tomate cereja ou ainda queijo de cabra, pedaços de laranja e nozes. Deu água na boca? Temos mais!

Que tal uma salada de massa fusilli com tangerina e gengibre? Incremente com outros tipos de folhas de sua preferência. Mais uma ideia: rúcula, pera e gorgonzola. Se deixar, não paramos de dar ideias, viu?

Leia também  As diversidades do café especial e o preparo de bebidas

Bom, para completar a experiência de puro sabor, basta um azeite extravirgem – edaí nem precisamos falar nada sobre saúde, não é mesmo?

E tem uma coisa bem curiosa: a massa fusilli é bastante confundida com a massa rotini. Como distinguir uma da outra? O fusilli é feito de fios planos de macarrão que são, depois, torcidos na sua forma encaracolada; já o rotini é feito no próprio formato de espiral e sua torção é menor e mais apertada.

Há ainda versões de massa fusilli:

  • Fusilli trigo integral;
  • Fusilli sem glúten;
  • Fusilli colorido (vai tomate ou beterraba, se for vermelho; no verde, espinafre).

E entre as variações do fusilli existem:

  • Fusilli bucati, feita com tubos ocos de massa;
  • Fusilli lunghi, longos fios de macarrão em espiral, em vez de pedaços curtos;
  • Fusilli lunghi bucati, que é a combinação dos dois tipos.

A propósito, você sabia que há cerca de 350 tipos de massa? É, temos bastante assunto por aqui. Até a próxima!

Fechar
Your custom text © Copyright 2024. All rights reserved.
Fechar