Fondue de queijo no pão italiano

1.5K
fondue pao italiano
Fondue de queijo no pão italiano

Nada melhor para aquecer no inverno do que um delicioso fondue.

Um prato composto por queijos derretidos combinados com vinho e servido em uma panela de cerâmica aquecida por baixo para manter o queijo derretido, nele é mergulhado pedaços de pão, legumes cozidos ou até mesmo pedaços de carnes bovinas, ou de frango grelhados.

História do Fondue

O Fondue de queijo tem suas raízes nas regiões montanhosas da Suíça, sendo um prato delicioso e reconfortante. Sua história remonta ao século XVIII, durante os invernos rigorosos e a escassez de alimentos frescos enfrentada pela população rural suíça. Diante dessa situação, os camponeses empenharam-se em encontrar maneiras de conservar os alimentos e aproveitar ao máximo os recursos disponíveis.

Acredita-se que o Fondue de queijo tenha surgido como uma solução para aproveitar os queijos produzidos durante o verão, época em que o pasto era abundante. Os queijos costumavam ser grandes e difíceis de serem consumidos rapidamente, e derretê-los tornou-se uma forma prática de aproveitar o alimento por mais tempo.

Inicialmente, o Fondue era preparado em uma panela de ferro chamada “caquelon”, suspensa sobre o fogo. Os queijos eram derretidos juntamente com um pouco de vinho branco, alho e especiarias, resultando em um molho cremoso e saboroso. Os camponeses então mergulhavam pedaços de pão nesse molho, criando uma refeição quente e reconfortante.

Com o passar dos anos, o Fondue de queijo tornou-se um prato icônico da culinária suíça, ganhando popularidade em todo o mundo. Uma refeição divertida e descontraída que promove a interação além de ser uma opção versátil e saborosa para quem gosta de explorar novos sabores.

Leia também  Clássica torta de limão Nestlé

Logo, a Suíça passou a promovê-lo como uma especialidade nacional no início do século XX, principalmente nos resorts de esqui alpinos, onde se tornou uma atração turística.

É muito fácil encontrar as versões prontas para preparar um bom fondue, mas também é uma ótima pedida criar a sua mistura. Os queijos mais usados para preparar o fondue são: emmental, gouda e gruyère. Mas você também pode utilizar os queijos brie ou camembert. Todos são esses são queijos são muito saborosos e vão bem com carnes e pães. Para ter um sabor único a dica aqui é sempre misturar dois tipos de queijos.

Há também outra variação popular do fondue: o fondue de chocolate, que consiste no chocolate derretido, no qual são mergulhados pedaços de frutas, pão, rosquinhas, marshmallows e uma infinidade de outros acompanhamentos que vai do gosto do “freguês”. As possibilidades e sabores aqui são praticamente infinitas.

Fondue em casa

Caso você tenha considerado preparar essa receita em casa, mas tem dúvidas sobre quais queijos utilizar ou considera o processo muito trabalhoso, temos aqui uma opção prática e deliciosa feita no pão italiano.

Anote os ingredientes abaixo, mão nos queijos e prepare-se para aprender e se surpreender com essa gostosura!

Ingredientes

  • 1 pão italiano redondo
  • 200 g de gorgonzola
  • 200 g de mozarela
  • 200 g de provolone
  • 1 copo de requeijão cremoso
  • ½ caixa de creme de leite sem soro
  • Pimenta-do-reino a gosto (opcional)
Leia também  Tábua de frios: Um banquete de sabores e texturas

Modo de preparo

Corte a tampa do pão e retire o miolo, você pode usar essa parte para fazer torradas. Com uma mistura de alho e azeite, unte a parte de dentro do pão.

Coloque o pão no forno pré-aquecido a 180°C por 10 min, a ideia é selar a parte de dentro. Enquanto o pão está no forno, rale os queijos mozarela, provolone e gorgonzola.

Em uma panela, com um fio de azeite adicione os queijos, requeijão cremoso e o creme de leite.

Quando a mistura ficar homogenia e mais líquida, está no ponto para servir. Agora é só colocar dentro do pão e aproveitar essa delicia!

Fechar
Your custom text © Copyright 2024. All rights reserved.
Fechar