Como usar o azeite de oliva do jeito certo?

961

Rei da dieta mediterrânea, o azeite é considerado o líquido da longevidade. Você também gosta de usá-lo no preparo de suas receitas? Se sim, temos alguns truquezinhos que deixarão seus pratos ainda mais saborosos. Vamos ver?

Sem falar, claro, nos benefícios que o azeite proporciona ao organismo – e daí são ainda mais razões para inseri-lo de vez na sua rotina, certo? A título de curiosidade, sabia que o azeite é usado na culinária desde, pelo menos, 3 mil anos antes de Cristo? Mas é agora que vem o grande segredo: é a versão extra virgem a que garante sua saúde. 

A dieta mediterrânea é bastante reconhecida por prevenir doenças, como câncer, demência, asma, infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral, AVC – e no caso do AVC a redução pode ser de até 40%. Ah, outra curiosidade: o Brasil está entre os dez maiores consumidores de azeite no mundo e, infelizmente, só não está em uma melhor posição porque bons azeites são mais caros. E se comparados com os óleos vegetais mais comuns – os “óleos de cozinha” – aí fica mais evidente. 

Voltando a falar sobre a dieta mediterrânea, a propósito, ela é uma das que mais valoriza o alto consumo de legumes, frutas e verduras, além dos cereais e dos grãos. O consumo de carne vermelha é bastante baixo, sendo o peixe a grande preferência no dia a dia. Até o uso do leite é moderado. Logo, você pode apostar nessa dieta na sua rotina. 

Leia também  Três receitas de sorvete de frutas para fazer em casa!

Só para você ter uma ideia da quantidade de substâncias antioxidantes que o azeite tem, vamos lá aos nomes: 

  • Tirosol;
  • Hidroxitirosol;
  • Lignanas; 
  • Fitoesteróis;
  • Beta-sitosterol; 
  • Ácido oleico.   

E como você pode usufruir mais do azeite?  

O azeite extra virgem com 0,8% de acidez ou menos deve ser usado em saladas, molhos, no preparo de alguns alimentos, mas excepcionalmente, porque quando o azeite fica exposto a altas temperaturas, ele perde parte das suas melhores propriedades.  

Se a finalidade é mesmo preparar algo em altas temperaturas, use os azeites puros, com acidez acima de 3,0%. Mesmo assim, o uso deve ser moderado. Outra excelente opção são os azeites com ervas, que são muito, muito saborosos. Eles podem ser o incremento perfeito de pratos leves.

Todo caso, deixamos agora uma sugestão magnífica de azeite extra virgem para muitas receitas deliciosas: Azeite de Oliva Mamma Bia Extra Virgem. Você vai adorar – e sentir na pele e no organismo – todos os benefícios.

Revisado por FRANCINE HELENE NOVISKI 
Nutricionista CRN 7763
Departamento de Gestão da Qualidade Cia Beal de Alimentos

Fechar
Your custom text © Copyright 2024. All rights reserved.
Fechar