Faça uma receita de cheesecake de café e surpreenda

1.6K
alto angulo do notebook com uma xicara de graos de cafe torrados 1

Ao longo da história, a popularidade do café pelo mundo mostra como a bebida pode ser democrática em diferentes contextos. O café tem benefícios diretos para a saúde, além de proporcionar energia e experiências, mas ele pode ser usado em receitas como o grande protagonista.

Particularmente, eu gosto muito de “inventar moda” e criar receitas. Essa é uma das formas que descanso a minha cabeça. Foi assim que descobri o cheesecake de café (depois de uma trend no TikTok) e resolvi entender melhor como a receita é preparada.

A primeira coisa que descobri é que o preparo é bem simples, e aspirantes a cozinheiros (como eu) são bem-vindos sem timidez para o preparo dessa sobremesa com café. Ele não é nem muito doce e, muito menos, sem graça. 

Contudo, algumas coisas são importantes. Por exemplo, o ponto da massa acompanhado da crocância da parte de cima são marcas de uma das receitas mais bem avaliadas da confeitaria.

Conheça a história milenar desta receita 

Essa é uma sobremesa cheia de sabor e ainda é um jeito muito especial de surpreender a visita, no domingo à tarde. Mas antes de mais nada, vamos ao contexto histórico para sabermos sobre o surgimento desse doce. 


A palavra “cheesecake” é uma junção das palavras em inglês “cheese” (queijo) e “cake” (bolo), que faz referência ao ingrediente principal utilizado, o queijo cremoso. Essa gostosura é antiga e os registros mostram que o cheesecake foi encontrado pela primeira vez há 2.000 a.C. Para se ter ideia, essa data antecede a descoberta do nosso cafezinho, que foi descoberto na Etiópia em 575 d.C – como já falamos aqui. 

Leia também  O consumo de café no Brasil 

A criação do cheesecake

O doce que apreciamos hoje em dia é bem diferente e só ganhou forma no século 18. A ideia primária foi inovar o preparo de pães, depois que os ingleses decidiram experimentar a receita de bater os ovos no lugar do fermento. 

Foi assim que o povo da Inglaterra chegou ao formato que parecia mais com uma sobremesa. Os europeus levaram essa descoberta para a América e, desde então, essa delícia começou a ganhar o mundo.

Os Estados Unidos disseminaram a receita de cheesecake tradicional, consumida no formato que conhecemos. Na boca, a sobremesa tem um sabor muito macio e apreciado por diferentes paladares – e minha dica para harmonização é um café mais leve, com notas sensoriais cítricas e acidez média. 

Aprenda a preparar um cheesecake de café

Já que falamos de café, vamos direto ao ponto de preparo de como fazer cheesecake de café especial, delicioso e de um jeito bem simples. Acompanhe para colocar a receita e dicas em prática. 

Essa receita de cheesecake fácil começa com a escolha da qualidade do café utilizado para o recheio para que a sobremesa não tenha resultado com amargor. Vamos lá?

Design sem nome 1

Ingredientes para massa

  • 300 g de bolacha tipo Maisena
  • 100 g de manteiga
  • 75 g de açúcar mascavo

Ingredientes para o recheio

  • 230 g de cream cheese
  • 100 g de creme de leite fresco
  • 10 g de gelatina em pó
  • 1 lata de leite condensado 
  • 100 ml de água filtrada
  • 3 colheres (sopa) do café moído Cerrado Mineiro 
Leia também  Mamma... Bia! Como fazer o risoto perfeito para o dia das mães

Ingredientes cobertura

  • 100 g de chocolate meio amargo
  • 1 colher (sobremesa) café moído Cerrado Mineiro
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • ½ lata de creme de leite fresco

Modo de preparo

Para começar, triture bem os biscoitos de maisena, com a manteiga e o açúcar mascavo até formar uma espécie de farofa. Em seguida, utilize essa farofa para forrar o fundo do tabuleiro. Utilize uma forma com fundo removível para facilitar todo o trabalho. 

Em outro recipiente, bata o creme de leite fresco, o leite condensado, o cream cheese e o pó de café. Em outra vasilha, hidrate a gelatina, conforme o direcionamento do pacote, e acrescente na mistura. 

Bata bastante, até formar um creme homogêneo. Então, coloque a mistura em cima da forma que estará com o fundo coberto pela “farofa” de biscoito. 

Leve ao freezer, até endurecer. 

Para a cobertura, coloque a manteiga na panela, depois o chocolate e derreta a barra. Coloque o café e finalize com o creme de leite fresco.

Leo circular

Leo Montesanto é fundador da Coffee++, marca brasileira que nasceu com o compromisso de deixar no Brasil o café de qualidade que sempre foi exportado.

Fechar
Your custom text © Copyright 2024. All rights reserved.
Fechar