O que devo levar em consideração na hora de escolher um vinho?

211

Diante de tantas opções nas prateleiras, na hora de comprar um vinho você também tem dificuldade para escolher qual comprar? São muitas as sugestões –e de diferentes países, uvas, produtores e preços –que quase sempre vem a pergunta: é preciso mesmo levar em consideração tudo isso? Para facilitar sua escolha, reunimos tópicos fáceis de analisar na hora de levar o seu. Vejamos agora!

Ocasião

Aprenda a harmonizar receitas com vinhos e passará a viver experiências inesquecíveis – você e seus convidados. Por exemplo, se você pretende dar um almoço leve, com saladas e carnes brancas, aposte no vinho branco ou no espumante. Se a ideia é receber os amigos à beira da piscina, o vinho rosé é uma excelente pedida. Agora, se a proposta é um jantar mais formal e tal, os vinhos tintos são os mais indicados.

Receita

Outros detalhes devem ser levados em consideração na hora de escolher um vinho: pretende servir peixe? Carne vermelha assada? Frango, cordeiro ou pato? Massas e risotos também interferem na escolha do vinho, assim como os molhos usados em qualquer uma dessas receitas. Mas como saber então qual é o melhor vinho? De maneira simples, carnes vermelhas suculentas combinam com vinho tinto Cabernet Sauvignon; peixes grelhados vão bem com vinho branco seco; um tradicional espaguete ao molho bolonhesa pode, sim, ser acompanhado de um bom vinho rosé; tábua de queijos fortes pedem um maravilhoso Malbec. Saladas leves? Abra um espumante!

Leia também  Como escolher vinho de qualidade

Onde comprar bons vinhos?

Lojas especializadas, físicas ou online, já fazem aquela seleção especial para você, deixando-o assim totalmente livre para escolher o sabor de sua preferência. Essas lojas sabem não apenas escolher os melhores vinhos, mas também como armazená-los, a fim de garantir a qualidade. Na hora da compra, não custa nada averiguar os itens abaixo.

Visual

Verifique se a rolha não ultrapassou a boca da garrafa. Ela tem de ficar sempre rente. Se a rolha estiver saltada, pode ter entrado ar na garrafa, o que oxida o vinho. Se a tampa for de metal, veja se ela não está amassada ou com aparência de terem tentando abri-la. Por fim, verifique a quantidade da bebida na garrafa, porque se estiver abaixo do normal, o vinho pode ter vazado ou oxidado.

Cor da bebida

Vinhos brancos amarelados podem estar oxidados – por isso a importância de comprar em lugares de credibilidade. Os vinhos tintos podem ser mais difíceis de perceber qualquer problema, por isso indicamos que leia o rótulo a fim de checar as características principais do vinho. Esse é, aliás, o próximo tópico.

Leia o rótulo

Sim, pode dar uma preguicinha, mas é importante na hora de escolher o vinho certo. Além de ser a certidão de nascimento do vinho, você ainda conhece a variedade das uvas usadas, se é, portanto, um “vinho de corte” ou um “vinho varietal”, ou seja, de um sabor só. Você conhece também o país de origem e suas respectivas regiões, além do teor alcoólico, entre outras informações importantes.

Leia também  Harmonização de vinhos e pratos: as melhores combinações

Safra

Recentemente, desvendamos o mito de que quanto mais velho o vinho, mais saboroso ele é. Claro, a informação procede para os chamados “vinhos de guarda”, aqueles que são elaborados propriamente para o envelhecimento e consumo entre 10, 20, 30 anos – mas a maioria dos vinhos para consumo imediato dispensa isso, e nem por isso perdem a qualidade. Sobre a safra, o que você deve saber na hora de comprar um vinho é: de forma geral, vinhos brancos e rosés devem ser consumidos entre2 ou 3 anos; vinhos tintos, até 5 anos.

Preço

Se você consome muito vinho, sabe que não precisa investir muito dinheiro na compra de bons rótulos e também já sabe aproveitar promoções de lojas especializadas. Esse é o grande “pulo do gato” no consumo do vinho diariamente. Eleja sua loja de confiança e aproveite as indicações. Fora exceções, como no caso de um jantar especial, que o vinho terá um precinho um pouco mais elevado, você bebe vinho sem se preocupar com o bolso.

Por fim, gostou de um vinho? Já sabe como escolher um vinho? Anote seu nome ou tire uma foto do rótulo. Daí você poderá tomá-lo sempre que desejar. Considerando esse assunto “preço”, desconfie de valores muito baixos, viu?

Até a próxima!

Fechar
Your custom text © Copyright 2022. All rights reserved.
Fechar