Beber um bom vinho é sempre um prazer. No verão ainda, nem se fala. Esse prazer evidente tem muitos significados: vinho relaxa, permite estar de bem com a vida, estimula a alegria de curtir o momento – a sós ou em companhia – e, claro, pelo sabor, que é mesmo único, seja qual for a variedade.
Pode reparar! No verão, as feições são mais alegres, descontraídas e uma taça de vinho rosé, por exemplo, pode fechar a cena com perfeição. Que tal uma reunião de amigos ao pôr-do-sol. A sutileza do sabor, do aroma e de toda a magia relacionada ao vinho – de estreitar as relações, por exemplo –, torna a bebida um elemento mais do que saudável, digamos até terapêutico.
Sem delongas, vamos ver quais vinhos combinam com o verão! Sem dúvida, os rótulos leves e refrescantes. Por exemplo, os produzidos de uvas brancas, como Chardonnay, Sauvignon Blanc, Pinot Grigio, Torrontés e Riesling. São opções saborosas, frescas e frutadas, combinando assim com receitas leves, tanto de almoço como de brunch. Se a preferência for por um vinho tinto, aposte em rótulos que têm taninos suaves e maior acidez, como Pinot Noir, Gamay, Carménère, Tempranillo e Merlot.
Conheçamos agora um pouco de cada um!
Vinhos brancos leves:
As opções leves, para os dias mais quentes, agregam no frescor e têm acidez agradável. Você pode levar exemplares para curtir uma piscina com amigos, por exemplo. Para petiscar, frutos do mar, peixes ou uma leve salada.
Vinhos brancos encorpados:
Acompanham pratos mais suculentos, como risotos. Combinam também com tábua de queijos e saladas acompanhadas de molhos.
Vinhos rosés:
Queridinhos do verão, eles são aromáticos, delicados, de corpo médio, alguns mais secos, outros mais frutados, mas sempre são muito refrescantes e deliciosos. A opção perfeita para jantar com os amigos.
Espumantes:
Verão é a estação da alegria, por isso não há nada melhor do que um espumante borbulhante para celebrar os dias ensolarados e as noites quentes.
Vinhos doces:
Para apreciadores de vinho doce, prefira os Moscatel e os Torrontes, porque são os mais aromáticos e naturais. Ou seja, os açúcares da bebida são da própria fruta.
Vinhos tintos:
Se for o caso – e pode ser o caso, sim! – prefira os vinhos mais leves, os feitos de Gamay e Pinot Noir, por exemplo.
Um brinde ao verão! E até a próxima!