Quem já viu o filme Ratatouille da Disney vai achar que estamos falando sobre o ratinho mais querido da criançada. Mas, não. Essa receita é um prato tradicional da culinária provençal, originário da região sul da frança. É um ensopado de legumes simples, porém delicioso, que reflete a riqueza de sabores dos ingredientes frescos encontrados na região mediterrânea.
A história da ratatouille remonta há séculos atrás, quando agricultores e camponeses da provença usavam os vegetais disponíveis em suas hortas para criar uma refeição saudável e saborosa. Acredita-se que a origem desse prato esteja relacionada à época em que os legumes se tornavam abundantes nas colheitas. Visando evitar o desperdício, as pessoas começaram a cozinhar esses vegetais em um ensopado, resultando na criação da ratatouille.
Embora a receita exata varie de uma família para outra e de uma região para outra, os ingredientes básicos geralmente incluem berinjela, abobrinha, pimentão, cebola e tomate. Além disso, ervas provençais, como tomilho, orégano e manjericão, são frequentemente adicionadas para realçar os sabores.
Ratatouille é um prato versátil e saudável, adequado para vegetarianos e apreciadores de alimentos frescos e leves. É comumente servido como prato principal acompanhado de pão ou arroz, mas também pode ser servido como acompanhamento de carnes ou peixes.
A popularidade da ratatouille aumentou ainda mais graças ao filme de animação “ratatouille”, que fez o nome do prato ser reconhecido em todo o mundo. O filme trouxe uma dimensão adicional ao prato, mostrando como a comida pode ser uma expressão de paixão e talento, independentemente de quem a prepara, seja um rato talentoso ou um chef humano.
Hoje em dia, a ratatouille é apreciada em muitos lugares do mundo, com restaurantes e cozinheiros reinterpretando o prato clássico de diferentes maneiras, adicionando um toque pessoal ou contemporâneo aos ingredientes tradicionais. Seja na forma tradicional provençal ou com toques modernos, a ratatouille continua sendo um exemplo saboroso da riqueza da culinária mediterrânea.
Ingredientes Ratatouille
- 200 g de abobrinha e/ou berinjela
- 300 g molho de tomate pelado
- 1 pimentão amarelo
- 1 pimentão verde
- 2 tomates
- 1 cebola
- 2 colheres (chá) de ervas de provença desidratadas
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de Preparo
- Antes de tudo pré-aqueça a airfryer a 200ºC.
- Pegue a berinjela, a abobrinha, o pimentão, os tomates e a cebola, corte todos em cubos.
- Em uma tigela, acrescente azeite, óleo e pimenta-do-reino.
- Adicione metade dos legumes, já cortados. Coloque mais azeite e tempero Provença.
- Por cima desta caminha de legumes acrescente o molho de tomate por cima.
- Repita este processo com a outra metade dos legumes.
- DICA: Na última camada evite colocar as ervas secas, pois estas podem subir no ventilador do seu arirfryer.
- Cozinhe o ratatouille na airfryer a 190°C por cerca de 15 a 20 minutos, mexendo os legumes na metade do tempo de cozimento. Os legumes devem ficar macios e levemente dourados.
- Depois é só retirar e servir a ratatouille com o contrafilé.
Ingredientes contrafilé
- 500 g contrafilé
- 1 Colher (chá) de sal
- 2 Colheres (sopa) de manteiga
- 1 Colher (sopa) de azeite de oliva
- 1 Dente de alho amassado
Modo de preparo
- Em uma cumbuca misture a manteiga, o dente de alho amassado, o sal, pimenta-do-reino e o azeite.
- Em uma frigideira quente, com um fio de azeite, frite a carne gradualmente, dourando os dois lados. Quando um dos lados já estive dourado, usar a manteiga preparada para regar a peça e saboreá-la.
- Ao grelhar a carne, não deixe secar muito, para manter sua suculência.
- Sirva com o nosso ratatouille.
Você também pode assistir essa e outras receitas maravilhosas no nosso canal do YouTube Menu Festval.