Aprendendo a assar: dicas de churrasco para iniciantes

2.9K

Quem é capaz de resistir ao cheirinho de um churrasco, de uma carne suculenta e temperada? Sem falar nos momentos de afeto que um bom “churras” rendem naturalmente: amigos reunidos, família, música, risadas. Um churrasco bem feito tem lá seus segredinhos e vamos contá-los para você agora mesmo. Porque, claro, entre nós não há segredos!

Carne

Para assar uma boa carne na brasa, é importante começarmos então pelo corte – porque ele precisa ser bom também. Na lista de preferências dos brasileiros, os cortes mais usados são:

Picanha: macia e suculenta.

Contrafilé: rápida para assar.

Maminha: macia e mais gordurosa.

Fraldinha: cuidado para não passar do ponto.

Costela: menos macia, mas saborosíssima, normalmente é temperada apenas com sal grosso.

Temperos

Será que é neste tópico que mora todos os segredos de um bom churrasco? Tire a prova, já!  No seu churrasco, você pode usar:

Sal refinado: o comum “sal de cozinha” é pouco usado, mas se for, deve ser com muita moderação, porque tende a salgar demais. Normalmente, é usado depois de a carne estar assada.

Sal grosso: pode ser colocado sobre a carne apenas dois minutinhos antes – eem medida moderada –, paranão sobressair ao sabor da carne.

Sal de parrilla: é muito usado no churrasco argentino. Salga de maneira uniforme. É indicado para peças mais grossas, pois evita que se perca osuco natural da carne. Pode ser usado tanto antes quanto depois da grelha.

Leia também  Strogonoff suíno: a variação do prato russo que você vai se apaixonar!

Pimenta-do-reino: costuma ser o único tempero aceito na brasa.

Azeite: misturado com o sal grosso, fica magnífico!

Mel: especialmente para a turma que adora um sabor agridoce. Basta passar a iguaria pela carne sobre a grelha. Sentiu água na boca?

Marinadas

Não faz ideia do que significa uma marinada? Então explicamos! Trata-se de uma técnica culinária que se resume em um molho – e pode ter diversos ingredientes – nele são deixados pedaços de carne imersos por horas ou de um dia para o outro, conforme seu gosto. O objetivo é que a carne absorva o sabor.

Pasta de alho

Um dos temperos mais usados nos churrascos, a pasta de alho é super simples de ser feita. Veja só!

  • Descasque três dentes de alho.
  • Triture-os bem.
  • Misture-os com sal grosso, azeite e pimenta-do-reino.
  • Se preferir, useoutras especiarias, inclusive ervas frescas, como alecrim, manjericão, cominho e coentro.
  • Passe sobre a carne e deixe-a em repouso por algumas horas – ou de um dia para o outro.

A pasta de alho pode ser usada em cortes de carne bovina, suína enas aves. Já na linguiça… Bom, use apenas no caso de ser comprada sem tempero.

Quanto comprar de carne para fazer um churrasco

Essa é uma das dúvidas mais comuns – até porque ninguém quer que faltem opções para os convidados e sobrar também não é bom, uma vez que perde a maciez. A conta, no entanto, é bastante simples:

Leia também  A deliciosa arte de preparar costela de porco

Em um churrasco, um adulto consome cerca de 400g de carne. A primeira coisa que você deve saber, portanto, é a quantidade de pessoas que serão convidadas. Depois, distribua a quantidade total pelos tipos de carne. Por exemplo, se são 400g cada pessoa, a distribuição pode ser a seguinte:

  • 50g de linguiça;
  • 50g de frango;
  • 300g de carnes variadas.

Crianças de 6 a 11 anos consomem, em média, entre 150g e 200g.

E não se esqueça dos vegetarianos! Veja a lista!

  • Pão de alho;
  • Queijo coalho;
  • Espetinho vegano;
  • Farofa de cebola;
  • Polenta na brasa;
  • Hambúrguer de grão de bico, de abóbora, de feijão, entre outros.

Como acender rápido a churrasqueira

Selecionamos 3 dicas bastante simples para você não ter trabalho na hora de acender sua churrasqueira.

Pão: com o carvão já posto, pegue metade de um pão francês, sem miolo, e encha-o de álcool gel. Coloque o pão no meio da churrasqueira, entre os pedaços de carvão. Agora é só acendê-la com um fósforo!

Pinha: uma pinha bem sequinha pode ser usada para acender a churrasqueira. Basta colocá-la no meio da churrasqueira e atear fogo nela com um fósforo. Quando ela começar a pegar fogo cubra-a com o carvão.

Açúcar: pegue um pedaço de papel higiênico, faça um “copinho” e deposite bastante açúcar em seu interior. Com um fósforo, coloque fogo no copinho. Depois, cubra-o com carvão.

Acompanhamentos para churrasco

Não menos importantes são os pratos de acompanhamentos. Afinal, nem só de carne assada vive o homem. As opções? Elas são inúmeras! Por isso dedicaremos um artigo especial só sobre eles, que você pode ler na sequência! Tem mandioca, arroz, farofa, vinagrete, maionese, molho de alho, pão de alho, queijos, geleias e algumas receitinhas.

Leia também  Posso fazer hambúrguer na churrasqueira?

Confira agora mesmo!

Fechar
Your custom text © Copyright 2024. All rights reserved.
Fechar