Quando se trata de comida e cerveja, há muitas combinações diferentes. Algumas coisas vão bem juntas, enquanto outras não funcionam tão bem. Mas o fato é que conhecer as comidas que combinam com cerveja pode garantir a melhor experiência de sabor.
Isto porque a cerveja é uma ótima maneira de adicionar sabor e complexidade aos seus pratos. Mas, por outro lado, a forma de preparo dos alimentos e seus temperos também têm um grande impacto no sabor da cerveja.
Então, se você quer garantir a melhor combinação da próxima vez que for a um restaurante ou receber os amigos em casa, continue a leitura! No post de hoje, preparamos um guia sobre comidas que combinam com cerveja.
Cerveja combina com o que? As combinações clássicas
Quando falamos de comidas que combinam com cerveja, algumas combinações são clássicas e já conhecidas pelos amantes da bebida.
Que cerveja combina com carne, por exemplo, todo mundo sabe. Mas, você conhece os tipos de cervejas ideais para fazer esta combinação?
Geralmente, a regra é seguir o seu paladar. Entretanto, se quiser algumas dicas de como harmonizar cerveja com comida como um verdadeiro profissional, pense em algo como:
- Churrasco e cerveja: para as carnes de churrasco, a cerveja precisa ter um teor alcoólico maior para ajudar a suavizar a gordura. Por isso, as melhores opções são estilos como Porter, Pale Ale, ou IPA;
- Massas e cerveja: Cervejas Amber Ale, Porter ou Stout podem ser mais adequadas para este prato;
- Peixes e cerveja: as Cervejas Pilsen e as de trigo são as melhores combinações para peixes fritos e assados;
- Comidas sem glúten: a Stella Artois oferece uma opção de cerveja sem glúten para os amantes da bebida que precisam cuidar da saúde.
Experimente combinações diferentes de comida com cerveja
Muitos entusiastas da cerveja afirmam que não existem limites sobre comidas que combinam com cerveja. Na nossa opinião, eles não poderiam estar mais certos. Por isso, não tenha medo de ousar e experimentar novas combinações!
Se você procura uma descrição simples do que comer com cerveja, lembre-se apenas de que cervejas mais leves combinam bem com alimentos suaves. Da mesma forma, cervejas mais escuras combinam melhor com pratos mais pesados.
Além disso, lembre-se que você não precisa consumir álcool para desfrutar da harmonização de cervejas com comidas. Afinal, há muitas cervejas sem álcool disponíveis hoje que podem ser o complemento perfeito para o seu prato!
Como fazer harmonização de cerveja e comida?
Confira algumas dicas para aprender a harmonizar cada tipo de cerveja com comida e garantir a melhor experiência à mesa:
Cerveja Ale
A Cerveja Ale pode ser classificada como uma cerveja de alta fermentação. Geralmente, as comidas que combinam com cervejas deste tipo são pratos mais simples que possam ser servidos em ocasiões e reuniões mais descontraídas.
Dito isso, uma Cerveja Ale combina bem com:
- asas de frango;
- hambúrgueres;
- pizzas;
- comidas apimentadas;
- frituras.
Cerveja Lager
As Cervejas Lager são cervejas de baixa fermentação e, como tal, combinam muito bem com frutos do mar, especialmente sushi.
No entanto, ela também é uma ótima combinação para outros pratos, como:
- outros frutos do mar;
- carne de porco;
- frango assado;
- massas sem molhos pesados.
Cerveja Pilsen
A Pilsen é um dos tipos mais populares de cerveja.
Além disso, existem diversas comidas que combinam com cerveja Pilsen. Desde queijos leves e frescos, como ricota, feta e mozarela, à saladas de frutos do mar, como atum e salmão ou ainda pratos mais picantes, como comidas mexicanas e asiáticas.
Cerveja Bock
Se procura uma cerveja perfeita para acompanhar carnes e/ou queijos, não tem como errar com a Bock.
Normalmente consumida no inverno devido ao seu sabor forte e doçura maltada, a Bock é a cerveja preferida para acompanhar petiscos de queijo e carnes grelhadas.
Cerveja Porter
A Cerveja Porter tem um sabor bastante intenso com forte presença de lúpulo e malte.
Dessa forma, ela é um complemento perfeito para menus com pratos defumados e assados, bem como refeições mais fartas envolvendo carnes, salsichas e bacon.
Cerveja Stout
Uma das marcas de Cerveja Stout mais conhecida é a Guinness. Ele vai incrivelmente bem com uma variedade de pratos, especialmente alimentos assados.
Além disso, esta deve ser a cerveja ideal para você se estiver procurando algo para servir com refeições como ostras ou sobremesas de chocolate amargo. Isto porque a verdadeira beleza de uma Stout aparece quando seu sabor permanece mais doce que o próprio prato.
Cerveja de trigo
A cerveja de trigo geralmente é um par ideal para alimentos mais leves. Por isso, as melhores opções de comidas que combinam com as cervejas de trigo são pratos como sopas, saladas, queijo feta e sobremesas.
Cerveja frutada
Para criar uma cerveja frutada, é necessário adicionar frutas no barril de fermentação para obter o seu sabor doce.
Geralmente, este tipo de cerveja combina bem com alimentos mais leves, como o peito de frango, pratos em conserva ou saladas com molhos frutados.
Combine seu prato com a cerveja certa
A melhor dica para não errar na hora de escolher as comidas que combinam com cerveja é considerar a intensidade dos sabores. Cervejas mais fortes, pedem alimentos mais fortes; cervejas mais suaves, pedem alimentos mais suaves.
Isto porque o segredo para harmonizar a cerveja com alimentos é garantir que nenhum sabor se sobreponha ao outro, mas que juntos eles formem um terceiro sabor ainda melhor e mais completo
Mas o melhor jeito de aprender as combinações que funcionam para você é praticando. Então, agora que você já conhece as comidas que combinam com cerveja, que tal começar a planejar o próximo jantar para receber os amigos e colocar em prática as dicas deste post?
No Festval você encontra os melhores tipos de cerveja para harmonizar com a sua receita e especialistas capacitados para te ajudar a fazer a melhor escolha. Faça uma visita!