Como harmonizar cervejas e massas? As melhores dicas de combinações!

5.4K

O vinho já é um clássico conhecido dos amantes de uma boa massa. Mas você sabia que também é possível harmonizar cervejas com estes pratos e criar combinações que elevam ainda mais o sabor? 

As massas estão entre as comidas mais tradicionais do Brasil. Do clássico macarrão com queijo aos pratos mais sofisticados, como o Spaghetti Carbonara, não há quem não resista a este cardápio.

Então, nada mais saboroso para combinar com uma boa massa do que a cerveja, uma das bebidas preferidas dos brasileiros. 

Se você quer aprender como harmonizar cervejas com massas, continue a leitura! No blog de hoje recomendamos estilos de cerveja para combinar cada uma das suas escolhas. Confira!

Como harmonizar cervejas com a refeição?

Se você procura harmonizar cervejas com toda a refeição e não apenas com um prato específico, vale a pena ficar atento a algumas regras:

  • A primeira cerveja deve ser a mais leve e a mais espumante.
  • A última cerveja é a mais doce e a mais escura.
  • Cervejas leves combinam com alimentos leves, como peixes e saladas.
  • Cervejas encorpadas combinam com alimentos mais robustos.

Quais são as melhores combinações de massas com cervejas?

De maneira geral, as massas costumam ter um sabor neutro. Então, o ponto determinante para harmonizar cervejas com estes pratos é considerar o molho e/ou o recheio.

A verdade é que para descobrir a melhor cerveja que combina com determinado prato, o ideal é testar todos os tipos e experimentá-los em várias combinações diferentes.

Leia também  Os Barões do café no Brasil — Exportação do café Parte 2

Mas, se você já procura por uma combinação certeira, aqui está um guia rápido sobre quais tipos de cerveja combinam perfeitamente com os principais pratos italianos:

Ravioli de espinafre + cerveja lager

O ravioli com recheio quente e cremoso de espinafre é perfeito para harmonizar com os leves caracteres de malte e lúpulo das cervejas lager. Nesta combinação, a lager não vai dominar a cremosidade.

186603 1600 auto 1
Cerveja Patagonia Amber Lager

Spaghetti carbonara + cerveja stout

Se você está com vontade de algo mais escuro e robusto, experimente o spaghetti carbonara com uma deliciosa cerveja stout. Esta combinação contrasta perfeitamente com o rico sabor cremoso do prato.

Macarrão com molho de queijo + cerveja IPA

As IPAs podem ser amargas e lupuladas, por isso, precisam ser combinadas com alimentos com sabores igualmente fortes para que não dominem o prato. 

A doçura da fruta fermentada, o sabor amargo e frescor das frutas cítricas na cerveja IPA criarão um sabor equilibrado quando combinado com o sabor gorduroso de um lanche Mac and Cheese.

Capturar 1
Cerveja Baden Baden Ipa

Espaguete à bolonhesa + cerveja bitter (amarga)

As cervejas amargas têm caráter efervescente, notas cítricas, aroma lupulado e corpo de leve a médio, o que realça o sabor da carne moída, molhos de tomate e manjericão no espaguete à bolonhesa.

Outras combinações com cerveja

Cerveja + sobremesas italianas 

A cerveja não é reservada apenas para aperitivo e prato principal. Acredite: combinar uma cerveja com a sobremesa pode ser surpreendentemente refrescante! 

Para harmonizar cerveja com sobremesa, considere as opções mais adoçadas e envelhecidas que são mais ricas em açúcar e álcool. 

Leia também  Ratatouille: Aprenda a preparar a deliciosa e colorida receita de legumes à moda francesa

As sobremesas italianas, como tiramisu e panna cotta, por exemplo, combinam bem com cervejas. Suas papilas gustativas agradecem!

Cerveja de trigo + frutos do mar

Você já ouviu falar de linguine de frutos do mar? Esta é uma mistura tenra de camarões, mexilhões e lulas cozidos com alho, pimenta e tomate doce.

Este prato combina bem com a cerveja de trigo, que é naturalmente doce, leve e refrescante. Assim, a doçura natural de frutos do mar e vegetais será amplificada pela leve doçura desse tipo de cerveja.

Harmonizar cervejas e massas pode te surpreender!

Apesar de algumas combinações parecerem um pouco inusitadas à primeira vista, a verdade é que cerveja e comida têm muito em comum. 

Em ambos os casos, às vezes é a simplicidade que torna a experiência grande, enquanto outras vezes é a complexidade do prato ou do sabor. 

Por isso, mesmo os amantes de vinho, por exemplo, que são mais tradicionais em relação à combinação de bebidas e comidas, de tempos em tempos precisam dar uma chance para harmonizar cervejas com seus pratos favoritos.

Você está pronto para embarcar nesta nova experiência? Então, visite uma das lojas Festval e encontre a cerveja ideal para o seu próximo cardápio!

Fechar
Your custom text © Copyright 2024. All rights reserved.
Fechar