Como harmonizar cervejas e massas? As melhores dicas de combinações!

5.3K

O vinho já é um clássico conhecido dos amantes de uma boa massa. Mas você sabia que também é possível harmonizar cervejas com estes pratos e criar combinações que elevam ainda mais o sabor? 

As massas estão entre as comidas mais tradicionais do Brasil. Do clássico macarrão com queijo aos pratos mais sofisticados, como o Spaghetti Carbonara, não há quem não resista a este cardápio.

Então, nada mais saboroso para combinar com uma boa massa do que a cerveja, uma das bebidas preferidas dos brasileiros. 

Se você quer aprender como harmonizar cervejas com massas, continue a leitura! No blog de hoje recomendamos estilos de cerveja para combinar cada uma das suas escolhas. Confira!

Como harmonizar cervejas com a refeição?

Se você procura harmonizar cervejas com toda a refeição e não apenas com um prato específico, vale a pena ficar atento a algumas regras:

  • A primeira cerveja deve ser a mais leve e a mais espumante.
  • A última cerveja é a mais doce e a mais escura.
  • Cervejas leves combinam com alimentos leves, como peixes e saladas.
  • Cervejas encorpadas combinam com alimentos mais robustos.

Quais são as melhores combinações de massas com cervejas?

De maneira geral, as massas costumam ter um sabor neutro. Então, o ponto determinante para harmonizar cervejas com estes pratos é considerar o molho e/ou o recheio.

A verdade é que para descobrir a melhor cerveja que combina com determinado prato, o ideal é testar todos os tipos e experimentá-los em várias combinações diferentes.

Leia também  Cerveja também é coisa de mulher! Conheça as combinações preferidas por elas

Mas, se você já procura por uma combinação certeira, aqui está um guia rápido sobre quais tipos de cerveja combinam perfeitamente com os principais pratos italianos:

Ravioli de espinafre + cerveja lager

O ravioli com recheio quente e cremoso de espinafre é perfeito para harmonizar com os leves caracteres de malte e lúpulo das cervejas lager. Nesta combinação, a lager não vai dominar a cremosidade.

186603 1600 auto 1
Cerveja Patagonia Amber Lager

Spaghetti carbonara + cerveja stout

Se você está com vontade de algo mais escuro e robusto, experimente o spaghetti carbonara com uma deliciosa cerveja stout. Esta combinação contrasta perfeitamente com o rico sabor cremoso do prato.

Macarrão com molho de queijo + cerveja IPA

As IPAs podem ser amargas e lupuladas, por isso, precisam ser combinadas com alimentos com sabores igualmente fortes para que não dominem o prato. 

A doçura da fruta fermentada, o sabor amargo e frescor das frutas cítricas na cerveja IPA criarão um sabor equilibrado quando combinado com o sabor gorduroso de um lanche Mac and Cheese.

Capturar 1
Cerveja Baden Baden Ipa

Espaguete à bolonhesa + cerveja bitter (amarga)

As cervejas amargas têm caráter efervescente, notas cítricas, aroma lupulado e corpo de leve a médio, o que realça o sabor da carne moída, molhos de tomate e manjericão no espaguete à bolonhesa.

Outras combinações com cerveja

Cerveja + sobremesas italianas 

A cerveja não é reservada apenas para aperitivo e prato principal. Acredite: combinar uma cerveja com a sobremesa pode ser surpreendentemente refrescante! 

Para harmonizar cerveja com sobremesa, considere as opções mais adoçadas e envelhecidas que são mais ricas em açúcar e álcool. 

Leia também  Chef's kiss: o truque Sadia para transformar um croissant caseiro em um prato digno de restaurante!

As sobremesas italianas, como tiramisu e panna cotta, por exemplo, combinam bem com cervejas. Suas papilas gustativas agradecem!

Cerveja de trigo + frutos do mar

Você já ouviu falar de linguine de frutos do mar? Esta é uma mistura tenra de camarões, mexilhões e lulas cozidos com alho, pimenta e tomate doce.

Este prato combina bem com a cerveja de trigo, que é naturalmente doce, leve e refrescante. Assim, a doçura natural de frutos do mar e vegetais será amplificada pela leve doçura desse tipo de cerveja.

Harmonizar cervejas e massas pode te surpreender!

Apesar de algumas combinações parecerem um pouco inusitadas à primeira vista, a verdade é que cerveja e comida têm muito em comum. 

Em ambos os casos, às vezes é a simplicidade que torna a experiência grande, enquanto outras vezes é a complexidade do prato ou do sabor. 

Por isso, mesmo os amantes de vinho, por exemplo, que são mais tradicionais em relação à combinação de bebidas e comidas, de tempos em tempos precisam dar uma chance para harmonizar cervejas com seus pratos favoritos.

Você está pronto para embarcar nesta nova experiência? Então, visite uma das lojas Festval e encontre a cerveja ideal para o seu próximo cardápio!

Fechar
Your custom text © Copyright 2024. All rights reserved.
Fechar