Como preparar um excelente café coado com um moedor de café profissional

1.1K
Grão de café no moedor antigo de café em um fundo bege com grãos espalhados.

Você sabe como preparar um bom café coado? Mas você sabia que existem formas diversas de moer os grãos? Desse modo, a utilização do moedor de café profissional é um convite à experiência sensorial, que pode surgir em diferentes modos de preparo para criar a receita do seu café.

A Importância da moagem na hora com um moedor de café profissional

A escolha pela moagem na hora preserva os aspectos dos grãos e potencializa a experiência da bebida. Dessa forma, pensar na moagem correta é um ponto importante para quem gosta de viver experiências pelo mundo do café especial.

A verdade é que existem muitos aspectos que circulam um moedor de café. Primeiramente, é fundamental analisar a qualidade do equipamento. Até porque, o melhor jeito de oferecer café especial é com base na casa de avó, com os grãos moídos na hora e muito sabor.

Moagem adequada para diferentes preparações

No caso das cafeterias, essa opção é um grande diferencial do mercado. Até porque, o café em grão concentra potência de experiências sensoriais. Conhecidos como moedores ou moinho de café profissional, a função é realizar a moagem dos grãos de acordo com o preparo escolhido.

Nesse sentido, a escolha dependerá muito do que esperar da bebida na xícara. Por exemplo, para o café moído, o essencial é que a moagem seja média – ou seja, nem grossa e nem fina. Só para ilustrar, pense na textura de açúcar cristal e escolha qual será o método de preparo escolhido.

Leia também  As diversidades do café especial e o preparo de bebidas

Em seguida, é importante ficar atento em relação à regulagem de cada método. Então, antes de mais nada, fique atento às normas técnicas do moedor e assim realize todos os procedimentos de adequação necessários.

A escolha entre um moedor de café profissional e um moedor caseiro

No entanto, já pensou como o mundo mágico dos brinquedos interferiu na criação desse método de preparo de café? Primeiramente, quero deixar claro que não pirei, pois existe bastante sinergia nesses dois mundos. Pegue o café e, mais uma vez, acompanhe mais uma história desse mundo.

No caso da máquina de café profissional, é importante entender que elas, na maioria das vezes, são mais robustas. Enquanto as caseiras, podem ser menores e com manuseio simplificado. Dessa forma, ideais para o ambiente caseiro, já que não necessita de vasto conhecimento técnico.

Já que a máquina de moer café profissional não é indicada para pessoas com pouca experiência, além de não ser adequada para quem deseja moer pequenas quantidades de café. Além disso, na maioria das vezes, o investimento é muito alto. 

Portanto, antes de escolher qual o moedor será comprado, o fundamental é pensar naquilo que você precisa, valor de manutenção e necessidade. Antes de mais nada, caso a sua escolha seja um moedor de café profissional, é bom que você saiba que eles são mais robustos. 

O moedor de café para a sua casa 

Consequentemente, mais pesados. E mesmo no caso de cafeterias, o ideal é que o moedor seja pensado de acordo com o espaço disponível. Entre as opções de máquina para moer café existem aquelas que são manuais, os famosos moinhos. 

Leia também  O que é terroir no universo do café especial?

Entretanto, no caso do uso em cafeterias, elas não são indicadas. Isso porque, a proposta é exatamente realizar o processo de moagem na mão e isso pode ser um erro crucial para um estabelecimento, que priorize o atendimento de qualidade.

Normalmente, as pessoas limpam os moedores com bucha seca ou papel toalha. Ainda, sim, o indicado é que, ocasionalmente, o moedor para o café seja limpo com água quente, com o foco de higienização e eliminação de óleos. Outro ponto a ser observado durante a escolha é o fato do pincel destinado à limpeza do equipamento.

A importância da limpeza para a qualidade do café

Mas para a limpeza tanto para o moedor de café profissional quanto o manual o indicado é que não seja feita apenas com água. Isso porque, isso pode interferir diretamente na qualidade da bebida. 

Sendo que em cafeterias, essa limpeza não poderá ser feita ao longo do expediente, devido à saída de cafés. Entretanto, no fim do dia a higienização deve ser feita e a máquina preparada para o dia seguinte.

O fato é que moer café é uma forma de viver a potencialidade da experiência. Até porque, o café oxida muito rápido quando ele passa pelo processo de moagem. Assim, no caso da versão moída, há perda de aroma e sabor. Com isso, os grãos têm maior preservação de notas sensoriais e perfume original.

Desse modo, no caso do café especial, a opção do café em grãos sempre vai oferecer mais experiências e convites ao sabor. O Geisha é um exemplo de todo esse potencial de sabor. Os grãos lembram flores de jasmim e carambola são considerados os mais valiosos do mundo.

Leia também  Café pelo mundo - Café indiano

Os cafés especiais em grão e a experiência de preparo no moedor de café

O café produzido na região da Chapada de Minas, na Fazenda Primavera, tem a relevância do produtor escolhido como o melhor do mundo, em 2018, pelo ‘Cup of Excellence‘, que é o principal concurso de qualidade para produtores do mundo. Na xícara, esse café surge com notas de frutas e baunilha.”

image
Fechar
Your custom text © Copyright 2024. All rights reserved.
Fechar